No Portal do Aluno você vai encontrar o calendário das avaliações, material enviado pelos professores, boletim e muito mais.
Solicite seu login e senha na coordenação do colégio.

Notícias

Dia dos Símbolos Nacionais - 18 de setembro

04/09/2012 10:11

A bandeira, o hino, as armas e o selo: representam a nação e o povo brasileiro.

No Brasil, existem quatro símbolos oficiais que representam a nação e o povo brasileiro: a bandeira, o hino, as armas e o selo nacional. Para destacar a importância destes símbolos, comemora-se, em 18 de setembro, o Dia dos Símbolos Nacionais.

Instituídos pelo Art. 13, da Constituição Federal, os Símbolos Nacionais são regulamentados pela Lei nº 5700, de 1º de Setembro de 1971. Considerados manifestações de importante valor histórico, eles foram criados para transmitir o sentimento de união nacional e demonstrar a soberania do nosso país.

A seguir, conheça os Símbolos Nacionais, de acordo com o Planalto Federal:

Bandeira Nacional

Projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares, a bandeira foi inspirada na bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret. A bandeira nacional manteve a tradição das antigas cores nacionais – verde e amarelo – com os dizeres “Ordem e Progresso”. As estrelas representam a constelação Cruzeiro do Sul e cada uma corresponde a um estado brasileiro. De acordo com a Lei nº 8.421, as estrelas devem ser atualizadas, no caso de criação ou extinção de algum estado. A única estrela acima na inscrição “Ordem e Progresso” é chamada Spica e representa o Estado do Pará, que, no ano de 1889, correspondia ao maior território acima do paralelo do Equador. O Distrito Federal é representado pela estrela do tipo sigma do Octante.

Hino Nacional

O Hino Nacional foi escrito, em 1909, pelo poeta Joaquim Osório Duque Estrada, mas, somente em 1890, a obra foi transformada pelo maestro Francisco Manoel da Silva em composição musical. Naquele mesmo ano, por meio do Decreto nº 171, a canção tornou-se o Hino Nacional Brasileiro. Contudo, durante aproximadamente 32 anos, o hino era cantado com letras diferentes e inadequadas. Sendo assim, em 6 de setembro de 1922, por meio do Decreto nº 15.671, oficializou-se a letra atual e definitiva do Hino Nacional Brasileiro.

Arma Nacional

Este símbolo, também conhecido como Brasão Nacional, foi desenhado pelo engenheiro Artur Zauer, a pedido do ex-presidente Manuel Deodoro da Fonseca. O símbolo é um escudo azul-celeste, apoiado sobre uma estrela de cinco pontas, com uma espada. Ao seu redor, está uma coroa formada de um ramo de café frutificado e outro de fumo florido, sobre uma armação de ouro. O uso do brasão é obrigatório para os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e para as Forças Armadas. Além disso, o símbolo também está presente em todos os prédios de órgãos públicos.

Selo Nacional

O Selo Nacional do Brasil é baseado na esfera da Bandeira Nacional. Nele há um círculo com os dizeres “República Federativa do Brasil”. Ele é usado para autenticar os atos de governo, os diplomas e certificados expedidos por escolas oficiais ou reconhecidas.

Somos brasileiros e os símbolos nacionais nos representam. Por isso, celebrar o Dia dos Símbolos Nacionais é celebrar a nossa nação e a nossa identidade.


Rua Antônio Mendes, 113 - São Benedito
Cep. 44573-300 Santo Antônio de Jesus - Ba
Tel.: (75) 3631-3911/3631-3440